Para facilitar a consulta das cidades da região PACA - Provence Alpes Côte d'Azur, escolhi englobar sob o nome Côte d'Azur, as cidades dos Departamentos dos Alpes Marítimos e do Var.
O nome Côte d'Azur foi dado em 1887 à Riviera Francesa.
Frequentada por ingleses durante 2 séculos, a região, mais especificamente as cidades de Nice e Cannes, conquistou nomes como a rainha Vitória, o futuro rei Eduardo VII, Lord Henry Brougham.
A partir do final do século XIX, com a chegada da ferrovia, foi a vez de pintores e artistas se apaixonarem pela Côte d’Azur, instalando-se em Saint-Paul-de-Vence, Saint-Tropez e Nice; e os anos 1930 viram chegar a Juan-les-Pins os americanos, dentre eles Hemingway e Fitzgerald, Armstrong e Errol Garner.
Lindas praias, vilarejos charmosos, vistas do mar de tirar o fôlego. Aliás, o nome Côte d’Azur - Costa Azul, não poderia ser mais perfeito: em toda a costa, o mar é de um azul impressionante, seja praia de areia ou de pedras, com sol ou com chuva, em qualquer estação.
VIAJANDO PELA REGIÃO
Cidade base: Nice / Tempo de estadia: de 15 a 20 dias para passear por Mônaco, sentar com calma e apreciar a culinária local em várias refeições e dar uma esticada em algumas cidades um pouco mais distantes. E, por que não, ir à praia, se o tempo permitir.
Chegando a Nice de avião ou de trem.
Distâncias relativas ao percurso mais rápido, indicado em Via Michelin:
- Antibes: 23 km
- Auron: 94 km
- Cannes: 35 km
- Èze Village: 11 km
- Les Arcs sur Argens: 84 km
- Menton: 31 km
- Mougins: 33 km
- Moustiers Sainte-Marie: 152 km
- Roquebrune-Cap-Martin: 32 km
- Saint-Jean-Cap-Ferrat: 11 km
- Saint-Paul-de-Vence : 19 km
- Saint-Tropez: 112 km
- Tourtour: 108 km
- Villefranche-sur-Mer: 7 km
- Mônaco: 21 km
Não há necessidade de alugar um carro para conhecer a região, que é bem servida de transportes públicos - ônibus e trens.