Entre lago e montanha

with Nenhum comentário

Lago Brienz: ao fundo a igreja

A encantadora Brienz, a 52km de Lucerna, cercada por montanhas, encontra-se às margens do lago do mesmo nome. Um lago de águas tranquilas, num tom de turquesa que lembra o mar.

A cidade possui uma rua que já foi premiada como “a mais bonita da Europa” e uma ferrovia que nos leva a 2.350 m acima do nível do mar por uma rota com vistas deslumbrantes da cidade e do lago, com uma locomotiva movida a vapor. Aliás, a única do gênero na Suíça. Na metade do caminho é preciso parar para reabastecer a locomotiva com água.

Brienz abriga a Escola Suíça de Esculturas em Madeira e a única escola especializada do país na fabricação de violinos.

As placas de sinalização da cidade são feitas em madeira e encontra-se esculturas em madeira por todo o canto.

Fui a Brienz num verão, partindo de Lucerna. Minha primeira intenção era ir a Interlaken. Mas, ao ler os folhetos oficiais de turismo e ver que  a cidade ficava às margens de um lago de águas em tons turquesa e que tinha a rua mais bonita da Europa... mudei de ideia! Não me arrependi.

Minha sugestão: chegue cedo para poder ver tudo com calma. Eu não cheguei. Andei pela rua principal até a Brunngasse. Voltei pelas margens do lago. Depois subi à montanha pela ferrovia.  Por fim, peguei o barco até Interlaken, mas não tive tempo de ir a Wallenberg, uma visita que queria muito fazer

 

O QUE VER

Chegando à estação ferroviária, já nos surpreendemos com a beleza do lugar. Minha sugestão, chegue cedo para poder ver tudo com calma. Acabei não visitando o museu a céu aberto de Ballenberg.

  • Brunngasse: já ganhou o título de "a rua mais bonita da Europa". As casas brancas, com detalhes em madeira e flores nas janelas (pelo menos no verão é assim), datam do século 18. É uma rua pequena. Ainda bem, porque a gente não sabe pra onde olhar. Algumas são decoradas com esculturas em madeira, típicas da cidade.

  • Rothorn Bahn: ferrovia que nos leva a 2.350 metros acima do nível do mar numa locomotiva a vapor, a única do gênero atualmente em serviço na Suíça; do alto é possível seguir pelas montanhas por trilhas sinalizadas.

  • Museu a Céu Aberto de Ballenberg: a 4km de Brienz (há um ônibus entre a estação ferroviária e o museu). São 100 edifícios e fazendas (século XVI-XIX), de todas as partes da Suíça, animais, jardins, com atividades para adultos e crianças.

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

COMO CHEGAR

 

Chega-se a Brienz de trem, ônibus ou barco. Fui de trem partindo de Lucerna. Mas depois peguei o barco até Interlaken.

Ambos, trem e barco, são super confortáveis e estão sempre no horário.

 

De Brienz é possível pegar o barco e seguir pelo lago. Acredite, é uma experiência que vale à pena. E muito. A gente passa por paisagens de cartão postal e não sabe se olha para direita, esquerda, para frente ou para trás.

 

Comentários