Parque Natural Puez-Odle

with Nenhum comentário

 

O Parque Nacional Puez-Odle (Naturpark Puez-Geisler/Parco Naturale Puez-Odle) é uma das nove áreas das Dolomitas declaradas Patriomônio da Humanidade em 2009, e um dos sete parques naturais do Alto Adige/Tirol do Sul. Ele se estende por diversos municípios nas regiões de Alta Badia, Val Gardena, Badia e Funes.

As montanhas dos grupos Odle, Pütia e Puez fazem parte deste parque.

Ao chegar - a direção é Malga Zannes / Zanser Alm, há um grande estacionamento, onde há um ponto de ônibus e um hotel/restaurante, o Berggasthof- Albergo Sass Rigais.

Dali partem várias trilhas para se explorar o parque. Há um painel em madeira com os nomes do caminhos/pontos a se visitar, com seu respectivo número. Eu não faço caminhadas e não entendo nada disso, mas acredito que o Posto de Turismo no centro da cidade pode dar maiores informações. Algumas trilhas são mais fáceis, outras exigem um preparo maior. Também há caminhadas em grupos.

No vilarejo de St. Magdalena in Villnöß / S. Maddalena in Funes há um Centro de Informação sobre o parque. Eu fui até lá mas estava fechado e depois não tive mais tempo para voltar.

O parque também faz parte do Natura 2000, um programa dos Estados membros da União Europeia, que visa promover o habitat, a conservação da fauna e da flora.

Parque Natural Puez-Odle 10

 

“As rochas características das Dolomitas consistem em recifes de corais fossilizados, formados durante o Período Triássico (há aproximadamente 250 milhões de anos) por organismos e matéria sedimentada no fundo do Oceano tropical de Tethys. Como resultado da colisão das placas tectônicas da África e da Europa, os Alpes se ergueram, forçando as rochas no ponto de impacto a se elevarem mais ainda. A parte ocidental do Ocerano Tethys, que anteriormente dividia esses dois continentes, desapareceu. As Dolomitas, agora, elevam-se majestosas e belas, destacando-se dos Alpes calcários.”

(FONTE: Südtirol:Dolomites / tradução livre)

Passe o mouse nas imagens para ver a descrição ou clique para aumentar.

Comentários