Uma porta para o Ártico | Para onde?

Uma porta para o Ártico

with Nenhum comentário

Cercada de montanhas, em meio a fiordes, Tromsø, ao norte da Noruega, é uma cidade com uma paisagem de tirar o fôlego.

A história da cidade começou há 11 mil anos. Ponto de partida para expedições polares, como se pode ver no Museu Polar, Tromsø teve um importante papel durante a Segunda Guerra Mundial, quando funcionou, por um tempo, como capital do país. 

No verão, a atração é o “sol da meia noite”, que dura dois meses. No inverno, de meados de novembro a meados de janeiro, o sol quase não aparece. Mas aí acontece o fenômeno da aurora boreal, que por vezes também se estende até fevereiro. Foi nessa época que estive lá, numa viagem de "caça à aurora boreal". 

Era o mês de fevereiro de 2014, período do carnaval. Junto com um grupo de brasileiros, parti numa excursão organizada por Daniel Japor, da Geotrip, um apaixonado pelo fenômeno.

Não se trata de uma excursão convencional, i.e., não há passeios durante o dia. O grupo sai à noite, por volta das 20, 21 horas, para lugares afastados do centro, onde a luz não interfira na visão da aurora boreal.

Eu pensava que bastava chegar lá e contratar uma excursão noturna local por algumas noites. Sendo um fenômeno da natureza, não é certo que seja visível todos os dias. Na verdade, é preciso mais do que isto. É preciso alguém realmente apaixonado pela aurora boreal, que não se canse de vê-la e insista em procurá-la. O Daniel é esta pessoa.

E o espetáculo que se vê no céu é indescritível. Ora fraca, ora intensa, a aurora dança no céu, ilumina o mar, enche nossos olhos com sua luz. A gente esquece o frio, a mão que congela ao configurar a máquina fotográfica e, tal como o Daniel, a gente se apaixona.

Catedral do Ártico
with Nenhum comentário

Do outro lado da ponte que liga o continente à ilha de Tromsø, uma construção que lembra um acordeão recorta-se contra a montanha. Trata-se da igreja da cidade, conhecida como Catedral do Ártico (Ishavskatedralen). De arquitetura moderna, a catedral é obra de Jan … leia mais

Centro da cidade
with Nenhum comentário

Tromsø possui uma movimentada rua de pedestres, com muitas construções em madeira, pintadas de branco ou em cores fortes como amarelo e vermelho. Para se chegar ao museu polar, basta seguir a rua principal até quase perto da ponte. Ele fica meio … leia mais

Museu Polar
with Nenhum comentário

Construído em um antigo armazém alfandegário, de 1833, o museu mostra as história das expedições de caçadores e exploradores do ártico.Estão expostos objetos como armadilhas, esquis, partes internas de alguns navios e a réplica de um caiaque de Hjalmar Johansen, … leia mais

Teleférico para o Monte Storsteinen
with Nenhum comentário

O teleférico, inaugurado em 1961, leva ao Monte Storsteinen, a 421m, de onde se tem uma vista deslumbrante de Tromsø. Fiquei bastante tempo lá em cima, encantada com o que via, o que foi ótimo, pois o tempo foi mudando, … leia mais

 

Reserve uma poltrona na janela do avião nos vôos de ida e volta; você não vai querer perder a vista.

 

 

Comentários